• Guifões Sport Clube
    O Clube
    O Guifões Sport Clube foi fundado em 25/04/1931 e tem como lema: Instrução, Recreio e Desporto.
    Estas actividades têm sido praticadas durante a sua vivencia, como se segue:

    INSTRUÇÃO: Após a sua fundação, a primeira Escola Primária a funcionar em Guifões foi sede social do clube onde foi ministrado o ensino primário a todas as crianças e adultos interessados em aprender a ler e escrever.
    Esta escola funcionou até ser implantada em Guifões a primeira escola oficial.
    O Guifões Sport Clube criou ainda o seu grupo dramático
    composto exclusivamente por associados do clube levando
    várias peças à cena, tanto na casa de espectáculos que existia na freguesia como nas freguesias circunvizinhas.  Acabou por se extinguir devido à falta de elementos interessados em dar continuidade ao referido grupo dramático.
    A escola basquetebolística tem sido uma constante em toda a sua existência mas o seu desenvolvimento tem sido mais
    intensificado nos últimos 10 anos estando considerada uma das melhores escolas de formação do País.

    RECREIO: Nos primeiros anos de existência do Guifões Sport Clube realizou-se, em Guifões, na casa onde nasceu o estadista e político português Passos Manuel, várias desfolhadas que se tornaram célebres na época arrastando multidões de todas as freguesias do concelho de Matosinhos.
    No antigo Parque dos Jogos, onde está construída a nova Junta de Freguesia, foram realizados vários espectáculos musicais com afamados artistas da época, para convívio dos sócios do clube, proporcionando-lhes muitas noites de lazer e satisfação.

    DESPORTO: É no desporto, nomeadamente no Basquetebol, que o Guifões Sport Clube tem dedicado com mais empenho a sua actividade desportiva.
    Desejámos deixar aqui expresso o carinho e o sacrifício
    aplicados por alguns associados para que a construção do Pavilhão Gimnodesportivo fosse uma realidade.
    Não é fácil descrever esta façanha atendendo às dificuldades encontradas em todos os aspectos. 
    Basta referir que, para que o Pavilhão fosse construído no actual terreno, foram apresentados 3 projectos em outros tantos terrenos, até que fosse realizado esse velho sonho.
    O Guifões Sport Clube tem cerca de 700 associados, inscreve, em média, na Associação de Basquetebol do Porto cerca de 350 atletas por época distribuídos por, aproximadamente, 12 equipas nos vários escalões.
    Actualmente pratica exclusivamente o Basquetebol Masculino e Feminino, muito embora as secções de Karaté e Columbofilia tivessem sido uma realidade recente dentro do clube.
    A sua extinção ficou a dever-se à falta de espaço próprio, para que a sua continuidade proliferasse.

0 comentários: